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Através de um distinto e pequenino
poema, denominado haicai, quaisquer temas que suscitam interesse aos poetas,
poderão ser considerados à composição dessa diminuta ode poética; distinção
atribuo a ela, por não conseguir encontrá-la bem definida entre os seus
demais semelhantes que conheço; entretanto, para concebê-la, ao dispor de
tantos temas que há para sustentar as suas bases dela, o poeta há de escolher
entre eles aquele que possa levar o leitor a uma edificante reflexão; logo, se
é para edificar, é de ficar feliz aquela pessoa ao encontrar para si
algum haver a ver que essa diminuta obra poética, por certo, encerra em si
um grande valor… E mais, para que isso se dê, ao concretizar-se, necessariamente,
tal exíguo trabalho literário deverá submeter-se a três precisas e estanques
regras, quais sejam:
1 – Cada haicai haverá de
fundar-se em uma estrofe única formada apenas por três versos, ou seja,
cada um desses poemetos compor-se-á de apenas um terceto.
2 – Desse trio de versos, o primeiro
e o terceiro, individualmente, compor-se-ão de cinco sílabas poéticas, e entre
si, rimar-se-ão; já o segundo verso, encerar-se-á em sete sílabas poéticas; e
mais, por sua própria feição, a sua segunda sílaba dele, haverá de ser sempre
tônica, e há de rimar-se com a sua sétima sílaba dele.
3 – O primeiro verso, ou o terceiro
que compõe quaisquer haicais, ao fundar-se no tema que lhe deu origem, há de
expressar-se através de uma asserção que possa sustentar em si um sentido
absoluto, aparentemente dessujeito dos demais dois outros pares seus; contudo,
com esses ele se interligará; e mais, esse verso ímpar, haverá de carrear uma
mensagem que em si poderá ser clara ou subliminar.
Entre aqueles dois versos — o
primeiro e o terceiro — conforme, dissera, um deles poderá dispensar aquelas
características essenciais indicadas logo acima; já o outro, para fazer-se bem
compreendido, além de preservar aqueles caracteres, dependerá do segundo verso;
com isso, esse terá naquele o seu complemento.
Em situações singulares (o que
suscita maior dificuldade e não menor trabalho à sua concepção) os dois versos
— o primeiro e o terceiro — que compõem os haicais poderão servir de
complemento ao segundo verso, porém, ao fazê-lo, cada um daqueles versos haverá
de manter a sua expressão própria e independente.
Vê abaixo um exemplo de haicai que se
submete às normas e preceitos impostos acima. Logo em seguida, hás de notar um
espécime que contempla aquelas ditas “situações singulares”:
Cultivas vaidade?
Tu podes esvair-te em pó.
Eis que já vai a idade…
Que pose é essa?
És servo. Senhor vais ser?
Peso não há à essa…
Depois de ver esses, toque aqui para deparar-se com outros:
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